Cirurgias

Do pré-operatório
ao acompanhamento
posterior

Injeções intravítreas de anti-angiogênicos para DMRI

Uma das formas de tratamento para os casos mais avançados da degeneração macular relacionada à idade (DMRI), onde o paciente observa uma  mancha escura no centro da visão é a aplicação periódica de injeções intraoculares de medicamentos anti-angiogênicos. O uso de medicamentos anti-angiogênicos ou anti-VEGF via injeção intravítrea trouxe uma nova perspectiva para o tratamento…

Cirurgia de crosslinking de córnea

O crosslinking de córnea é uma opção de tratamento menos agressiva que o transplante e indicado para evitar a progressão do ceratocone, através do aumento da rigidez e da resistência da córnea. O tratamento associa a riboflavina (vitamina B2) à luz ultravioleta, o que provoca novas ligações entre as moléculas de colágeno da córnea, fortalecendo-a…

Cirurgia de presbiopia

Nenhuma forma de tratamento restabelece a acomodação do cristalino e todas as formas de correção da presbiopia têm limitações. Hoje, a presbiopia pode ser corrigida através dos seguintes procedimentos: Uso de óculos para perto ou multifocais, que corrigem a visão para perto e para longe; Uso de lentes de contato multifocais ou monofocais, com monovisão;…

Transplante de córnea

O transplante de córnea é uma cirurgia de reposição da cobertura transparente do olho (córnea) danificada e com perda da transparência. É realizado com o paciente em estado consciente e livre de dores (anestesia local). Remove-se a córnea danificada e sutura-se um enxerto corneano no local. As doações de tecidos para o transplante de córnea são…

Cirurgia de pterígio

Quando o crescimento do pterígio sobre a córnea ultrapassa 2,5 mm, há distorção da curvatura corneana, com repercussão sobre o erro refracional. Se negligenciado, o pterígio pode, ocasionalmente, aumentar ainda mais, encobrindo parcial ou totalmente o eixo visual. A indicação do oftalmologista pela realização da cirurgia é feita quando há ameaça real à visão ou…

Cirurgia de segundo implante após a cirurgia de catarata

A cirurgia de catarata, que antes se restringia a devolver a “visão possível” ao paciente, evoluiu ao ponto de tentar libertá-lo também do uso de óculos, após a cirurgia. A cirurgia de catarata bem indicada e bem feita busca restaurar a visão com o implante das mais diversas lentes intraoculares, sem a necessidade de correção…

Cirurgias de estrabismo

Os estrabismos são corrigidos por meio do uso de óculos ou de cirurgia. Operam-se os estrabismos que não são corrigidos com óculos ou a parte que os óculos não conseguem corrigir. Os estrabismos que se corrigem com óculos são chamados de acomodativos e estão relacionados, em geral, com a necessidade de correção do grau de…

Cirurgias do canal lacrimal

Obstrução das vias lacrimais em crianças Uma das alterações oculares mais frequentes observadas em crianças com menos de um ano de idade é a Obstrução Congênita da Vias Lacrimais (OCVL). A causa mais comum de lacrimejamento do recém-nascido é a obstrução do canal lacrimal. Além da obstrução congênita das vias lacrimais, outras doenças, tais como…

Cirurgias plásticas oculares

A cirurgia plástica é uma área especializada da Oftalmologia que lida com deformidades e anormalidades das pálpebras, do sistema lacrimal, da órbita  – cavidade óssea que circunda o olho – e de áreas da face anexas aos olhos. O cirurgião oculoplástico é um oftalmologista que tem treinamento adicional em cirurgia plástica de olhos e estruturas anexas,…

Cirurgia de glaucoma

Existem três tipos de tratamento para o glaucoma: uso de colírios, laser e cirurgia. O uso de medicamentos é a primeira opção e mais frequentemente indicada. O tratamento a laser, por sua vez, reduz a pressão através da drenagem do líquido. Seu efeito não é imediato, sendo o resultado final obtido em um período de, pelo…