Cirurgia de crosslinking de córnea

O crosslinking de córnea é uma opção de tratamento menos agressiva que o transplante e indicado para evitar a progressão do ceratocone, através do aumento da rigidez e da resistência da córnea.

O tratamento associa a riboflavina (vitamina B2) à luz ultravioleta, o que provoca novas ligações entre as moléculas de colágeno da córnea, fortalecendo-a e estabilizando a doença. O tratamento demora cerca de 1 hora e meia e é realizado em ambiente cirúrgico, com o paciente deitado e utilizando colírio anestésico.

O epitélio corneano é removido manualmente por raspagem com espátula e em seguida são instiladas gotas de riboflavina a 1% (vitamina B2) de 5 em 5 minutos durante 30 minutos. Após assegurar que a vitamina B2 foi absorvida pelo tecido corneano, aplica-se luz ultravioleta (radiação UV-A) por 30 minutos, ainda instilando a vitamina B2 a cada 5 minutos.

O paciente vai para casa usando um tampão protetor, que é retirado no dia seguinte à cirurgia, e uma lente de contato terapêutica, que é retirada 5-7 dias após o procedimento.