26 de Maio:Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

Conversamos com a especialista em glaucoma do IMO, a oftalmologista Márcia Lucia Marques (CRM-SP 110.583) sobre a doença

Saiba mais

Funcionamento do IMO durante a pandemia de coronavírus

  O IMO recomenda que nenhum paciente procure atendimento hospitalar por iniciativa própria diante de uma queixa oftalmológica. É preciso falar antes com o seu oftalmologista; Pacientes que fazem tratamentos de doenças oftalmológicas crônicas (como degeneração macular relacionada à idade,  glaucoma, uveíte) e pacientes no pós-operatório de cirurgias oftalmológicas não podem abandonar seus tratamentos; O…

Cirurgia de catarata pode tornar a direção mais segura

A capacidade da cirurgia de catarata para restaurar a visão é bem conhecida.  Os pacientes que já fizeram o procedimento relatam ficar  impressionados com a “vibração” das cores após a cirurgia e com a melhoria da visão noturna. Alguns podem até reduzir sua dependência de óculos. Mas será que é possível quantificar essa qualidade de…

Apneia do sono associada a doença ocular em pessoas com diabetes

Novas pesquisas de Taiwan mostram que a apneia grave do sono é um fator de risco para o desenvolvimento do edema macular diabético, uma complicação do diabetes que pode causar perda de visão. O edema macular diabético também foi mais difícil de tratar em pacientes com apneia grave do sono. Enquanto pesquisas anteriores mostraram uma…

Tempo de tela associado a uma epidemia de miopia entre jovens

Pergunte a alguém sobre os benefícios da tecnologia e provavelmente ele não demorará muito para listar exemplos: ajuda a ampliar o conhecimento, a se conectar com amigos, novos e antigos, e permite que você veja coisas que nunca viu antes.  Mas e as desvantagens? Aqui está o mais importante: o aumento do tempo na tela…

Pacientes relatam lembrar pouco dos cuidados som suas lentes de contato

De acordo com uma pesquisa publicada pelo Centers for Disease dos EUA,  cerca de um terço dos usuários de lentes de contato relatou nunca ter ouvido nenhuma recomendação sobre o uso e os cuidados com as lentes dos profissionais de saúde, embora a maioria desses profissionais relate recomendações sobre o uso e o cuidado com…

Problemas para dirigir à noite? Lentes amarelas podem não ajudar

Óculos para direção noturna que prometem diminuir o brilho dos faróis podem não funcionar como o anunciado, segundo um novo estudo. Os óculos, com lentes de cor amarela, são comercializados há anos como uma forma de amenizar os faróis ofuscantes e facilitar a condução noturna. O problema? Não há evidências científicas de que eles funcionem….

Doença de olho seco e diabetes: entenda essa relação

O diabetes é uma condição de saúde debilitante que deve atingir proporções epidêmicas nos próximos 20 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 108 milhões de pessoas em todo o mundo tinham diabetes em 1980; em 2014, esse número era de 422 milhões. Três anos depois, em 2017, 425 milhões de pessoas em todo o…

Diabéticos apresentam maior risco de queda

Pessoas com diabetes e danos oculares relacionados, conhecidos como retinopatia diabética, são mais propensas a cair do que os diabéticos que não desenvolvem problemas de visão, sugere um estudo em Cingapura. “A retinopatia diabética ocorre quando níveis elevados de açúcar no sangue danificam os vasos sanguíneos da retina, levando à visão embaçada, dificuldade de distinção…

Manter a forma pode reduzir o risco de glaucoma

Fazer atividade física e estar fisicamente em forma pode reduzir o risco de desenvolver glaucoma em 40% a 50%, sugere uma pesquisa recente. Entre quase 10.000 pessoas, participantes de um estudo de longo prazo, mesmo aquelas que se exercitaram menos do que os 150 minutos, recomendados por semana, tiveram um risco menor de glaucoma do…

Verificador de sintomas on-line erra ao diagnosticar problemas oculares

As pessoas que procuram um verificador de sintomas on-line para obter respostas sobre problemas oculares geralmente recebem um diagnóstico errado, sugere um estudo. Os verificadores de sintomas estão em toda a web, geralmente usando algoritmos para fornecer diagnósticos, mesmo quando publicam avisos de isenção de responsabilidade, não recomendando o uso dessas ferramentas para orientação médica….