Laser para tratamento do glaucoma

Dependendo do tipo de glaucoma, diferentes opções de tratamento podem ser consideradas. Opções não cirúrgicas incluem o uso de medicações tópicas oculares ou medicamentos orais.

A maioria dos casos de glaucoma pode ser controlado com um ou mais fármacos. Mas algumas pessoas podem necessitar de cirurgia para reduzir a pressão intraocular (PIO) a um níveis seguros, melhorando o escoamento ou drenagem de fluidos. Ocasionalmente, a cirurgia pode eliminar a necessidade de  medicamentos de glaucoma. No entanto, o paciente pode continuar usando colírios, mesmo depois de ter feito uma cirurgia de glaucoma.

Alguns estudos recentes indicam que um procedimento a laser conhecido como trabeculoplastia seletiva a laser (SLT) pode ser tão eficaz quanto os colírios para diminuir a pressão ocular interna. Esta cirurgia a laser pode ser considerada um tratamento primário, especialmente para pessoas que têm dificuldade para cumprir o cronograma rigoroso e regular necessário para administração dos colírios.

Trabeculoplastia a laser

Para aumentar a saída de fluido interna do olho, o oftalmologista realiza a trabeculoplastia a laser com um laser que cria pequenos buracos no ângulo de filtração do olho, em que a córnea e a íris se encontram. Um procedimento mais recente, a trabeculoplastia seletiva a laser, cria dano térmico mínimo ao tecido adjacente, o que geralmente significa que o procedimento pode ser repetido com segurança. A trabeculoplastia a laser é normalmente realizada como um adjuvante para a terapia de uso contínuo de colírios.  Estudos investigam, agora, se o procedimento pode ser usado rotineiramente como uma terapia de primeira linha para o tratamento do glaucoma de ângulo aberto e outros tipos de glaucoma, mesmo antes que colírios sejam utilizados.

Iridotomia e Iridectomia 

A iridotomia com Yag laser é indicada nos casos de glaucoma de ângulo estreito ou ângulo fechado. Por meio desse procedimento é possível evitar que alguns pacientes tenham crises agudas de glaucoma.

A iridectomia a laser é uma perfuração na periferia da íris que tem como objetivo permitir a passagem direta do humor aquoso da câmara posterior para a câmara anterior. Está indicada em glaucomas de ângulo fechado, nos quais o humor aquoso fica retido na câmara posterior favorecendo o bloqueio do sistema de drenagem pela íris. É um procedimento rápido, indolor, executado com YAG laser.