Cirurgia de Crosslinking de Córnea
Sobre a Cirurgia de Crosslinking de Córnea
O crosslinking de córnea é uma opção de tratamento menos agressiva que o transplante, para pessoas que sofrem de Ceratocone (doença congênita que se caracteriza pelo afinamento e encurvamento progressivos da córnea).
Objetivo dessa cirurgia
Evitar a progressão do ceratocone, através do aumento da rigidez e da resistência da córnea.
Como funciona a cirurgia
O tratamento associa a riboflavina (vitamina B2) à luz ultravioleta, o que provoca novas ligações entre as moléculas de colágeno da córnea, fortalecendo-a e estabilizando a doença. O tratamento demora cerca de 1 hora e meia e é realizado em ambiente cirúrgico, com o paciente deitado e utilizando colírio anestésico.
O epitélio corneano é removido manualmente por raspagem com espátula e em seguida são instiladas gotas de riboflavina a 1% (vitamina B2) de 5 em 5 minutos durante 30 minutos. Após assegurar que a vitamina B2 foi absorvida pelo tecido corneano, aplica-se luz ultravioleta (radiação UV-A) por 30 minutos, ainda instilando a vitamina B2 a cada 5 minutos.
O paciente vai para casa usando um tampão protetor, que é retirado no dia seguinte à cirurgia, e uma lente de contato terapêutica, que é retirada 5-7 dias após o procedimento.