Cirurgias de Estrabismo
Sobre as Cirurgias de Estrabismo
Durante o tratamento do estrabismo de crianças ou até pelo desejo visual e estético de adultos pode ser indicada a cirurgia de correção de estrabismo pelo médico oftalmologista. Essa cirurgia pode ser realizada em qualquer idade e nela são abordados um ou mais dos músculos externos aos olhos, que controlam o seu movimento.
A cirurgia pode ser realizada para os mais diversos tipos de desvios, desde os precoces ou congênitos até os de aparecimento tardio na vida adulta, como paralisias ou por uso de eletrônicos. Também pode corrigir desvios do tipo divergentes (quando os olhos têm aparência “para fora”), convergentes (quando aparentam estar “para dentro”) ou verticais (quando os olhos parecem estar em alturas diferentes).
Pelo fato de não mudar as estruturas internas do olho, a cirurgia não altera o grau do óculos do paciente, e não evita que o mesmo pare de usar óculos no pós-operatório.
Existe também, quando indicada, a possibilidade de aplicação da toxina botulínica (BOTOX®) para correção de alguns tipos específicos de estrabismos.
Esses procedimentos são realizados em centro cirúrgico, sob anestesia geral ou sedação leve, e na maioria das vezes o paciente recebe alta no mesmo dia.