Cirurgias para Ceratocone

imo icones cirurgias 12

Sobre as Cirurgias para Ceratocone

O ceratocone é resultado de uma alteração das fibras de colágeno que, progressivamente, faz com que a córnea adquira formato cônico e irregular, resultando em progressão da miopia e do astigmatismo. Dentre as muitas doenças oculares, o ceratocone é uma das que exige diagnóstico precoce para interromper sua progressão e permitir um tratamento mais bem sucedido. A seguir, listamos as opções terapêuticas disponíveis hoje:

  • Lentes de contato: tão logo a doença seja diagnosticada, o tratamento pode ser realizado com o uso de lentes de contato ou de óculos;
  • Lentes intraoculares fácicas: quando, além do ceratocone, o paciente também tem alto grau de miopia, ele pode se beneficiar das lentes intraoculares fácicas. Elas são implantadas no interior dos olhos e podem corrigir até 20 dioptrias (grau);
  • Laser de femtosegundo para implante de anel;
  • Cirurgias.
null

Objetivo dessa cirurgia

Visam amenizar e reparar incômodos causados pelo Ceratocone.

Como funcionam as cirurgias

Crosslinking

Utilizado para evitar a evolução do ceratocone, consiste na aplicação de vitamina B2 (Riboflavina) ativada por raios ultravioleta, que promove o enrijecimento do tecido corneano. O epitélio corneano é removido, em seguida a solução de Riboflavina é administrada e então os raios ultravioleta são aplicados. O procedimento é realizado em centro cirúrgico, com alta imediata.

O paciente vai para casa com lente de contato terapêutica, que é retirada em 5-7 dias após o procedimento. Dentro de poucos dias pode retornar às atividades normais.

Anéis intracorneanos

Pensando em reabilitação visual, temos o implante de anel intraestromal que é muito útil por regularizar e diminuir a deformação corneana, melhorando a acuidade visual com óculos ou lentes de contato. A cirurgia é feita com anestesia local e dura poucos minutos. Um túnel é criado na córnea em uma determinada profundidade então os segmentos de anel são introduzidos. Hoje com a possibilidade da criação do túnel com o laser de femtosegundo é possível determinar com precisão a profundidade do mesmo. O procedimento é realizado em centro cirúrgico, com alta imediata.

Transplante de córnea

Considerado atualmente a opção reservada aos casos muito avançados, consiste na substituição de uma córnea irregular ou opacificada por outra com boa transparência e regular. Pode-se substituir todas as camadas da córnea (transplante penetrante) ou apenas as camadas anteriores (transplante lamelar anterior). A grande vantagem do transplante lamelar sobre o transplante penetrante é o menor risco de rejeição e menor tempo de recuperação, mas para isto é imprescindível que as camadas posteriores da córnea do paciente estejam íntegras. É realizado em centro cirúrgico com alta no mesmo dia.

O transplante de córnea tem alto índice de sucesso e a melhora da visão é geralmente muito importante.

Últimos conteúdos do IMO

Fale pelo WhatsApp
Precisa de ajuda? Fale conosco.
Olá tudo bem?
Como podemos te ajudar hoje?