Laser para Tratamento do Glaucoma
O que é o Laser para Tratamento do Glaucoma
A maioria dos casos de glaucoma pode ser controlado com uma ou mais medicações, porém em alguns casos é necessário o tratamento a laser. A aplicação de procedimentos a laser, feitos ambulatorialmente e com anestesia tópica (colírio), pode ser feita de forma complementar ou única, tanto para tratamento como preventivamente.
Técnicas usadas
Iridectomia
Através da utilização de dois tipos de laser, de Nd:Yag e de argônio, se estabelece uma via de comunicação entre as câmaras anterior e posterior, através de um orifício na íris. Esta técnica é utilizada em pacientes com o ângulo estreito e seu objetivo é evitar ou interromper as crises de glaucoma agudo de ângulo fechado e glaucoma de ângulo fechado intermitente.
Trabeculoplastia
Esta técnica consiste na aplicação de laser de argônio sobre a malha trabecular, permitindo uma melhor drenagem do humor aquoso, ajudando no controle da pressão ocular. Utilizada em alguns casos nos glaucomas de ângulo aberto.
Trabeculoplastia seletiva a laser
Consiste na aplicação de laser de Nd:Yag na malha trabecular, diminuindo a resistência ao escoamento do humor aquoso e ajudando a diminuir a pressão ocular. Utilizada em alguns casos nos glaucomas de ângulo aberto.
Gonioplastia ou Iridoplastia
Consiste na aplicação de laser de argônio na periferia da íris, a fim de conseguir um afinamento e retração local da íris, afastando-a da malha trabecular e abrindo o ângulo da câmara anterior. Utilizada em alguns casos de glaucomas de ângulo fechado.