Laser para Tratamento do Glaucoma

Laser para Tratamento do Glaucoma

O que é o Laser para Tratamento do Glaucoma

A maioria dos casos de glaucoma pode ser controlado com uma ou mais medicações, porém em alguns casos é necessário o tratamento a laser. A aplicação de procedimentos a laser, feitos ambulatorialmente e com anestesia tópica (colírio), pode ser feita de forma complementar ou única, tanto para tratamento como preventivamente.

null

Técnicas usadas

Iridectomia

Através da utilização de dois tipos de laser, de Nd:Yag e de argônio, se estabelece uma via de comunicação entre as câmaras anterior e posterior, através de um orifício na íris. Esta técnica é utilizada em pacientes com o ângulo estreito e seu objetivo é evitar ou interromper as crises de glaucoma agudo de ângulo fechado e glaucoma de ângulo fechado intermitente.

Trabeculoplastia

Esta técnica consiste na aplicação de laser de argônio sobre a malha trabecular, permitindo uma melhor drenagem do humor aquoso, ajudando no controle da pressão ocular. Utilizada em alguns casos nos glaucomas de ângulo aberto.

Trabeculoplastia seletiva a laser

Consiste na aplicação de laser de Nd:Yag na malha trabecular, diminuindo a resistência ao escoamento do humor aquoso e ajudando a diminuir a pressão ocular. Utilizada em alguns casos nos glaucomas de ângulo aberto.

Gonioplastia ou Iridoplastia

Consiste na aplicação de laser de argônio na periferia da íris, a fim de conseguir um afinamento e retração local da íris, afastando-a da malha trabecular e abrindo o ângulo da câmara anterior. Utilizada em alguns casos de glaucomas de ângulo fechado.

Últimos conteúdos do IMO

Fale pelo WhatsApp
Precisa de ajuda? Fale conosco.
Olá tudo bem?
Como podemos te ajudar hoje?