O que é o Ceratocone?
O Ceratocone (Cerato = córnea + Cone = forma cônica), é uma doença caracterizada pelo progressivo afinamento e aumento da curvatura da córnea. À medida que a córnea gradativamente se modifica, o paciente percebe uma baixa da visão.
Pode afetar severamente a forma de perceber o mundo, incluindo tarefas simples como dirigir, assistir TV ou ler um livro. Além disso, ela pode afetar os dois olhos de maneira diferente, sendo que um pode estar mais comprometido que o outro.
Causas do Ceratocone
Não se sabe ao certo o que causa o ceratocone, ou seja, é uma doença multifatorial (resultado de diferentes condições clínicas).
O hábito de coçar os olhos com frequência pode ser um estímulo para o desenvolvimento da doença, por isso, acredita-se que pacientes alérgicos estão mais predispostos a desenvolvê-la.
Sintomas do Ceratocone
- Diminuição da visão principalmente na adolescência;
- Mudança frequente de óculos;
- Hábito de coçar os olhos;
- Alergias (rinite alérgica, sinusite);
- Olhos frequentemente irritados;
- Aumento muito frequente e acelerado da miopia e do astigmatismo.
Diagnóstico do Ceratocone
O diagnóstico do Ceratocone é obtido através de exames oftalmológicos com imagens da córnea. Alguns exames que podem ajudar o médico a diagnosticar o ceratocone:
Tratamento do Ceratocone
O ceratocone raramente provoca cegueira, mas pode levar a uma importante perda de visão caso nenhum tratamento seja realizado para impedir a progressão, como o crosslinking do colágeno da córnea.
O tipo de tratamento para reabilitação visual varia de acordo com o estágio de evolução da doença, que vai do uso de óculos ou lentes de contato até a realização de cirurgia (implante de anel estromal ou transplante de córnea).
Algumas formas de tratamentos são:
- Lentes de contato rígidas: por serem rígidas, criam uma nova superfície refracional ao sobrepor a deformação corneana do ceratocone, melhorando a visão do paciente.
- Anel intra estromal: é muito útil por regularizar e diminuir a deformação corneana; assim, melhorando a acuidade visual com óculos ou lentes de contato.
- Radiação por Crosslinking: serve para evitar a progressão da doença. Feita pela aplicação de vitamina B2 (Riboflavina) ativada por raios ultravioleta, que promove o enrijecimento do tecido corneano.
- Transplante de córnea: consiste na substituição do tecido doente por um tecido sadio de um doador. Realizado em casos mais avançados da doença.