As pessoas que aplicam delineador na pálpebra correm o risco de contaminação do olho e de causar problemas de visão, de acordo com pesquisa por um cientista da Universidade de Waterloo. Este é o primeiro estudo a demonstrar que as partículas de um lápis delineador movem-se para dentro do olho. O estudo foi publicado no jornal Contact Lens Association of Ophthalmologists.
Os pesquisadores usaram gravações de vídeo para observar e comparar a quantidade de partículas de delineador que migravam para o filme lacrimal – a fina camada que protege o olho – depois de aplicar a maquiagem em diferentes estilos.
“Segundo os pesquisadores, a migração da composição aconteceu mais rapidamente e foi maior quando o delineador foi colocado na margem interna dos cílios. Cada participante deveria aplicar o delineador fora da linha dos cílios, depois sobre a área interna, mais perto do olho, e, ainda, ao longo da linha de água”, explica o oftalmologista Virgílio Centurion (CRM-SP 13.454), diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.
“Os cientistas descobriram que, após 5 minutos, entre 15-30% mais partículas se mudaram para o filme lacrimal do olho quando os indivíduos aplicaram o delineador na margem interna dos cílios, em comparação com a aplicação fora dela. A composição também mudou mais rapidamente quando o delineador foi aplicado dentro desta região. Com o passar do tempo, a quantidade de composição que entra no filme lacrimal continuamente, pode alterá-lo, acrescentando desconforto”, explica a oftalmologista Sandra Alice Falvo (CRM-SP 59.156), que integra o corpo clínico do IMO.
Os ingredientes dos delineadores geralmente incluem ceras, óleos, silicones e gomas naturais para ajudar a delinear as pálpebras e durar por períodos prolongados. Esses ingredientes tendem a aderir à pele através de piscada, sudorese e da secreção de óleos naturais.
“A maquiagem que entra no filme lacrimal pode causar desconforto para aqueles com olhos sensíveis ou secos. Mas as ceras e os óleos dos delineadores também podem aderir às lentes de contato se elas forem usadas por mais de um dia. As complicações decorrentes incluem irritação e vermelhidão, a introdução de bactérias nocivas do delineador e, em alguns casos, infecções oculares ou visão turva. As pessoas que usam lentes de contato são mais propensas a notar alguns problemas. Se elas têm delineador preso a suas lentes, os depósitos podem causar alteração da visão e a lente pode se tornar mais embaçada”, destaca Sandra Alice Falvo.
Embora este estudo não tenha examinado o aspecto bacteriano de contaminação da maquiagem para os olhos, os autores observam que estudos anteriores mostram que a idade da maquiagem dos olhos pode abrigar bactérias.
“Como formas de prevenir os problemas oculares, os pesquisadores listam algumas ações. Se você apontar minuciosamente o seu lápis delineador antes de cada aplicação e se livrar do material que está preso até o fim, você poderá prevenir infecções. Com delineadores que têm pincéis, cortar alguns pelos antes de cada utilização têm o mesmo efeito. E sempre certifique-se de remover completamente a maquiagem dos olhos antes de dormir”, orienta a oftalmologista do IMO.