Durante todo o mês de junho, acontece a campanha “Junho Violeta”, criada para prevenção do Ceratocone, uma doença oftalmológica.
Como surgiu a campanha
A campanha “Violet June” surgiu em junho de 2018 e foi criada pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), com o intuito de orientar a população leiga sobre a doença, os avanços no seu diagnóstico e a importância do seu acompanhamento e tratamento.
Além disso, a campanha foi criada para informar que o “simples” ato de coçar os olhos pode causar um avanço acelerado do Ceratocone.
Fonte: https://www.violetjune.com.br/
Intuito da campanha
Nesse mês, incentivamos os pacientes a procurar seu oftalmologista e descobrir como anda a evolução da doença no caso de já a possuírem, e caso tenha histórico na família ou caso for identificado algum dos sintomas, incentivamos a realização do exame para investigação.
A campanha Junho Violeta quer criar consciência também para o frequente hábito de coçar os olhos, uma atitude “simples” que pode levar à progressão acelerada da doença.
5 fatos sobre o Ceratocone
Reunimos 5 fatos e curiosidades sobre a doença oftalmológica do Ceratocone:
Causas do Ceratocone
Não se conhece uma causa específica da doença, porém é multifatorial e pode estar associada a patologias sistêmicas como as síndromes de Down, Turner, Ehlers-Danlos e Marfan.
Ela pode afetar os 2 olhos de formas diferentes
A doença age de maneira assimétrica, ou seja, um olho pode ser mais afetado que o outro.
É uma doença rara
O ceratocone não é uma doença oftalmológica comum como a catarata, pelo contrário, é uma doença extremamente rara que atinge menos de 0,5% da população mundial e de 1% a 2% da população brasileira.
O hábito de coçar os olhos pode evoluir a doença.
Como mencionado, o ato considerado inofensivo de coçar os olhos pode levar a progressão acelerada da doença, por isso essa campanha foi criada, para informar a população da existência da doença e impedir sua evolução por desinformação acerca dela.
Essa doença é caracterizada pelo encurvamento e afinamento progressivos da córnea, que tem como um dos fatores associados, o hábito frequente de coçar ou esfregar os olhos.
Provoca aumento acelerado de astigmatismo e miopia
A doença do Ceratocone causa baixa acuidade visual, o paciente apresenta aumento progressivo do grau de astigmatismo e/ou miopia com maior velocidade do que seria o considerado “normal”.
Para saber mais sobre a doença do ceratocone com detalhes, CLIQUE AQUI
Sobre o IMO – Instituto de Moléstias Oculares
O Instituto de Moléstias Oculares (IMO) especializado em doenças oculares, possui todos os exames necessários para identificar a doença do Ceratocone, além de realizar os tratamentos e cirurgias para corrigi-lo.
Agende sua consulta CLICANDO AQUI!