EXAMES

Tecnologia,
conforto e
profissionais
qualificados

Análise Biomecânica da Córnea

1. Equipamento: ORA Fabricante: Reichert 2. Descrição – a análise biomecânica permite a caracterização das propriedades biomecânicas da córnea. O ORA mede a biomecânica com sistema de não contato de sopro pelo aplanamento bi-direcional da córnea, correlacionando tais momentos com a pressão do pulso de ar. Trata-se de um estudo da pressão ocular que gera…

Aberrometria

1. Equipamento – I Tracey VFA :– IAU /Fabricante: Tracey Technologies LLC 2. Descrição – o exame de refração corresponde ao exame mais comum e tradicional da Oftalmologia. Por meio do exame da refração, o “grau” dos óculos é medido e prescrito. Tradicionalmente, mede-se miopia, hipermetropia e astigmatismo que são hoje consideradas como aberrações de…

Análise Computadorizada do Segmento Anterior

1. Equipamento – Pentacam HR / Fabricante:Oculus 2. Descrição: Análise computadorizada do segmento anterior ou tomografia do segmento anterior, realizado pelo sistema Sheimpflug com o tomógrafo Oculus Pentacam , que realiza: tomografia de córnea; paquimetria corneana – mapa paquimétrico; profundidade da câmara anterior; ângulo camerular; ;espessura e densidade do cristalino. Possui vários índices para diagnosticar…

Biometria Óptica de Não Contato

1. Equipamento – IOL Master Versão 700 / Fabricante: Zeiss 2. Descrição – realiza o cálculo do grau da lente intraocular. Biometria por interferometria, ou óptica, “eliminando” a possibilidade de erro quando comparada com a ultrassônica de contato. Indicada não somente na rotina como em casos especiais, nas altas hipermetropias, alta miopia, catarata com óleo…

Biometria Ultrassônica de Contato

1. Equipamento – OcuScan / Fabricante: Alcon 2. Descrição – exame computadorizado, feito com ultrassom, onde o oftalmologista calcula a distância entre a parte mais externa e a mais interna do olho, para determinar o grau da lente intraocular a ser implantada nos pacientes que serão operados de catarata. 3. Indicação – casos especiais no…

Biomicroscopia Ultrassônica do Segmento Anterior UBM

1. Equipamento – Vumax II / Fabricante: Sonomed 2. Descrição – a UBM propicia uma visão detalhada das estruturas do segmento anterior do olho, como ângulo da câmara anterior (CA) e posterior (CP), córnea, esclera, íris, corpo ciliar (CC) e zônula. Também permite uma análise qualitativa e quantitativa, ou seja, possibilita a mensuração das estruturas…

Campimetria Computadorizada

1. Equipamento – GPA – 740, com Blue Yellow / Fabricante: Humphrey / Zeiss 2. Descrição – avalia quantitativamente o campo visual, ou seja, a área que o olho consegue perceber. É fundamental no diagnóstico e no acompanhamento do glaucoma, da retinopatia e de doenças que afetam o campo visual central e periférico. 3. Indicação…

Campimetria Manual

1. Equipamento – Goldman / Fabricante: TOC 2. Descrição – é o exame do campo visual periférico, o que não é possível com os aparelhos computadorizados. Tem sua maior indicação nos pacientes com defeitos de campo provocados por doenças neurológicas. 3. Indicação – indicado para pacientes com grande perda da acuidade visual, idosos, debilitados e/ou…

Ceratoscopia Computadorizada / Topografia Corneana

1. Equipamento – TMS IV / Fabricante: Tomey 2. Descrição – a topografia permite estudo da curvatura da superfície da córnea por meio da análise computadorizada da imagem de reflexão do disco de Plácido. A superfície da córnea corresponde ao elemento óptico mais importante para refração ocular. A topografia computadorizada da córnea é fundamental para…

Ecografia do Globo Ocular

1. Equipamento – Ultrascan Imagem System / Fabricante: Alcon 2. Descrição – A ecografia do globo ocular é utilizada para avaliar o segmento posterior do olho em situações em que não é possível um exame fundoscópico adequado devido à opacidade das estruturas oculares. Faz uma análise detalhada do corpo vítreo, da retina, da coroide e…