Perda de visão afeta a mente

Um novo estudo lança luz sobre como a perda de visão está ligada ao declínio mental em idosos.  Para a pesquisa, os pesquisadores da Universidade de Miami analisaram dados de saúde de mais de 2.500 adultos, com idades entre 65 e 84 anos, que foram acompanhados entre 1993 e 2001.

“Os pesquisadores descobriram que a taxa de perda de visão estava associada à taxa de declínio da função mental (cognitiva). Mas a função mental não teve um forte efeito sobre a visão, de acordo com o estudo”, afirma o  oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares, especialista em retina.

O estudo é o primeiro a mostrar que a visão é o fator dominante no elo entre perda da visão e função mental. A perda de visão e o declínio mental são comuns em idosos,   o estudo sugere que prevenir ou tratar problemas oculares pode ajudar a proteger contra o declínio mental.

“A  conclusão principal é que precisamos prestar mais atenção à prevenção e ao tratamento da perda de visão para possivelmente reduzir as taxas de declínio cognitivo”, diz o diretor do IMO.