Todo dia 15 de outubro é comemorado o dia da Bengala Branca.
Essa data é um símbolo de independência das pessoas cegas, incentivando a autoconfiança, segurança, conforto e independência dos indivíduos cegos pelo seu instrumento de locomoção: a bengala!
História da data
A data foi determinada em 1970 pela União Internacional dos Cegos (International Federation of the Blind), em Paris, sendo uma data internacional.
Ela é uma oportunidade para se falar sobre a inclusão, autonomia e reconhecimento das pessoas cegas ou com baixa visão.
Vários países utilizam esse dia como um meio de divulgar o alcance das conquistas das pessoas cegas, aproveitando de seu direito de transitar em lugares públicos e de lazer e na locomoção para os ambientes de forma independente, sem necessitar de acompanhante, cão guia etc. Alguns desses países até adotaram uma legislação especial sobre a data.
O Brasil não é um dos países que valoriza a data.
Aqui, o “Dia Internacional da Bengala Branca” não tem a sua merecida atenção, nem das entidades envolvidas na educação e reabilitação das pessoas cegas, nem das pessoas como um todo.
Raramente a data é lembrada ou até mesmo conhecida.
A bengala é fortemente utilizada em nosso país, nem sempre sendo da cor branca, mas auxilia as pessoas cegas em seu dia a dia, garantindo seu direito de ir e vir, preservando sua privacidade ao ir em algum lugar, a condição de executar tarefas com autonomia e cumprir compromisso de trabalho ou sociais.