O Glaucoma é uma doença ocular que é considerada comum entre pessoas idosas, porém não tem cura. Por isso, neste post reunimos algumas dicas que podem ajudar a prevenir e retardar o surgimento dessa patologia.
Glaucoma: o que é?
O glaucoma é ocasionado por uma alteração funcional do nervo óptico (que é responsável por captar as informações que enxergamos ao cérebro).
Normalmente está associado ao aumento da pressão intraocular (pressão dentro do olho), mas existem casos de pacientes com pressão ocular normal, que também podem ter a doença.
Ele pode levar à cegueira.
É uma condição oftalmológica que não tem cura, mas o tratamento pode desacelerar sua evolução, por isso é importante descobrir essa doença logo no seu início.
Praticar atividade física pode prevenir o Glaucoma
Um estudo publicado pela revista Medicine & Science in Sport and Exercise em 2018 (disponível AQUI) descobriu que a prática de atividades físicas pode reduzir o risco de desenvolvimento do Glaucoma em até 50%.
Nesse estudo, 10 mil pessoas participaram e mostraram que os pacientes que praticavam algum exercício tiveram risco menor da doença do que os pacientes sedentários.
A atividade física também pode ajudar os portadores de glaucoma com problemas de saúde mental relacionados, como depressão e ansiedade.
Sabemos que praticar algum esporte pode ajudar a reduzir e evitar as chances de diversas outras doenças que não só o glaucoma, como o infarto, diabetes e até câncer.
“O glaucoma é um dos distúrbios oculares mais comuns. É causa de perda da visão, no entanto, não sabemos muito sobre como prevenir a doença”, afirma o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.
O glaucoma provoca dano ou lesão do nervo óptico. Os tratamentos atuais visam reduzir a pressão intraocular.
Estudos anteriores já haviam observado que a atividade física reduz essa pressão.
Não se sabe ainda uma maneira de prevenir essa doença 100%, porém, ir ao oftalmologista periodicamente (uma vez ao ano) pode ser benéfico, caso em uma dessas consultas o paciente descobrir que possui a doença, pode controlá-la antes dela progredir muito rapidamente.
Instituto de Moléstias Oculares
O Instituto de Moléstias Oculares (IMO) possui os exames necessários para o seu diagnóstico, além de trazer também os tratamentos recomendados de altíssima qualidade.
Agende sua consulta conosco, CLICANDO AQUI.