Nas mulheres mais idosas com catarata, participantes do Women’s Health Initiative, a cirurgia de catarata foi associada a um menor risco de morte, de acordo com um estudo publicado pela JAMA Ophthalmology.
Estudos anteriores sugeriram uma associação entre a cirurgia de catarata e a diminuição do risco de mortalidade por todas as causas, potencialmente através de um mecanismo de melhor estado de saúde e independência funcional, mas a associação entre a cirurgia de catarata e a mortalidade específica por uma causa não foi estudada anteriormente e não é bem compreendida.
Os pesquisadores realizaram um estudo que incluiu dados nacionais coletados do estudo clínico Women’s Health Initiative vinculado ao banco de dados de sinistros do Medicare. As participantes do estudo tinham 65 anos ou mais com diagnóstico de catarata no banco de dados de sinistros do Medicare. Os dados do Women’s Health Initiative foram coletados de janeiro de 1993 a dezembro de 2015. O Women’s Health Initiative é um estudo de mulheres pós-menopáusicas dos EUA, de 50 a 79 anos; o banco de dados contém informações sobre a mortalidade total e específica por causa.
“Um total de 74.044 mulheres com catarata no Women’s Health Initiative incluíram 41.735 pacientes submetidos à cirurgia de catarata; a idade média foi de 71 anos. Os pesquisadores descobriram que a cirurgia de catarata estava associada a um risco reduzido de morte de 60% por todas as causas; e 37% a 69% reduziram o risco de morte devido a doenças pulmonares, acidentais, infecciosas, neurológicas e vasculares e câncer”, afirma o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.
O estudo observa algumas limitações, inclusive porque o coorte Women’s Health Initiative é todo feminino, os achados deste estudo podem não ser generalizáveis para pacientes do sexo masculino.
“Um estudo mais aprofundado sobre a interação da cirurgia de catarata, doenças sistêmicas e mortalidade relacionada a doenças seria informativo para melhorar o atendimento ao paciente”, escrevem os autores.