Em frente à tela do computador, as crianças se distraem tanto ou até mais que os adultos, principalmente se o conteúdo acessado são os jogos virtuais. De acordo com dados do IBOPE Nielsen Online, em 2012, internautas com idade entre 2 e 11 anos permaneceram em média 17 horas conectados ao computador. O valor mostra que as crianças brasileiras estão bem posicionadas no uso da web, destacando-as em relação ao observado em vários países. Na França, a média de tempo gasto pelos pequenos com a internet é de 10 horas e 37 minutos. Em terras francesas, as crianças representam 7,8% dos usuários domiciliares ativos da rede. Já no Brasil, esse percentual sobe para 14,1%. Muitos oftalmopediatras acreditam que o uso intenso do computador entre as crianças podem colocá-las em risco de desenvolver miopia precoce e a síndrome da visão do computador.
Um estudo realizado pelo National Eye Institute e publicado na edição de dezembro de 2009 no Archives of Ophthalmology concluiu que a prevalência de miopia entre as crianças americanas aumentou de 25% para 41,6% ao longo dos últimos 30 anos, um aumento de mais de 66%. Além disso, entre as pessoas com 12 anos ou mais anos de educação formal, a prevalência de miopia é agora tão elevada que chega a 59,8%.
“Ficar sentada por horas na frente de uma tela de computador cansa os olhos das crianças porque o computador força o sistema de visão ao exigir que ela se concentre e foque muito mais do que em qualquer outra tarefa. Este esforço extra pode colocar as crianças em um risco ainda maior do que os adultos de desenvolver os sintomas da Síndrome da Visão do Computador”, alerta o oftalmologista Virgílio Centurion (CRM-SP 13.454), diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.
E os pais precisam estar cientes dos problemas de visão associados ao uso intenso do computador. O uso do computador exige habilidades motoras finas que os olhos das crianças ainda não desenvolveram. Somente quando o sistema visual amadurece é que a criança é capaz de lidar com o estresse visual provocado pelo uso do computador.
Os pais devem considerar alguns fatores que influenciam o uso do computador pelas crianças:
- As crianças podem não estar cientes de quanto tempo estão despendendo na frente do computador. Elas podem executar uma tarefa no computador por horas, fazendo poucas pausas. Esta atividade prolongada pode causar problemas de foco e fadiga ocular;
- As crianças são muito adaptáveis. Eles assumem que o que vêem e como vêem é normal – mesmo que a sua visão seja problemática. É por isso que é importante que os pais monitorem o tempo que a criança passa em frente ao computador e verifique se seus exames oftalmológicos regulares estão em dia;
- As crianças são menores do que os adultos. E as estações de trabalho muitas vezes são feitas para uso adulto, isso pode mudar o ângulo de visão das crianças. Os usuários de computador devem enxergar a tela um pouco para baixo, num ângulo de 15 graus. Além disso, se uma criança tem dificuldade para alcançar o teclado ou para colocar os pés confortavelmente no chão, a criança pode experimentar dores no pescoço, ombro e / ou costas.
Dicas para reduzir o risco de Síndrome da Visão do Computador em crianças
O IMO oferece aos pais algumas dicas para diminuir o risco da Síndrome da Visão do Computador entre as crianças:
- Faça exames oftalmológicos com regularidade nas crianças: Antes da volta às aulas, o ideal é que toda criança faça um exame oftalmológico completo, incluindo a aferição da visão de perto (computador e leitura) e da visão de longe;
- Limite a quantidade de tempo que seu filho passa na frente do computador sem fazer uma pausa: Incentive as crianças a fazerem 20 segundos de intervalos a cada 20 minutos de uso do computador, para minimizar o desenvolvimento de problemas oculares, como dificuldade com foco e irritação dos olhos;
- Verifique a ergonomia do posto de trabalho da criança: Quando a criança é mais novinha, consequentemente menor, é preciso se certificar que a estação de trabalho do computador esteja ajustada ao tamanho do corpo dela. A distância recomendada entre o monitor e os olhos para as crianças é de 18 a 28 centímetros;
- Verifique a iluminação do ambiente onde o computador é usado: Para reduzir o brilho do computador, janelas e outras fontes de luz não devem ser diretamente visíveis quando a criança estiver sentada na frente do monitor. É preciso reduzir a iluminação na sala para coincidir com a da tela do computador.
Uso do computador e desenvolvimento físico das crianças
Além do risco de desenvolver a Síndrome da visão do Computador, existe a preocupação de que o uso excessivo do computador durante a infância possa também ter efeitos adversos no desenvolvimento físico da criança. Recentemente, pesquisadores da Austrália, da Universidade de Washington (Seattle, Washington) e da Escola de Saúde Pública de Harvard (Boston, Massachusetts) fizeram uma revisão da literatura científica atual sobre o tema e publicaram uma série de orientações para os pais ajudarem seus filhos a alcançar o desenvolvimento físico apropriado. O relatório completo desta pesquisa foi publicado na edição de abril de 2010 do journal Ergonomics.
Dentre as diretrizes enumeradas pelos pesquisadores, destacamos:
- Incentivar uma mistura de tarefas ao longo do dia: As crianças devem fazer pausas frequentes quando estiverem usando o computador Além disso, sua rotina deve incluir uma variedade de atividades que envolvem mudanças de postura e movimento físico. A realização de tarefas sedentárias que usam mídia eletrônica (utilização do computador, assistir TV, mensagens de texto via smartphone, etc) deve ser limitada a menos de duas horas por dia;
- Incentivar que a criança tenha uma postura adequada quando estiver utilizando o computador: As estações de trabalho devem adequar-se ao tamanho da criança, permitindo que ela adote uma gama de posturas adequadas frente à tela do computador. Os pés devem ser capazes de descansar confortavelmente no chão; a altura da mesa deve estar nivelada com a altura do cotovelo; o topo da tela do computador deve estar na altura dos olhos, a tela deve ser posicionada e inclinada para evitar o ofuscamento;
- Encorajar comportamentos apropriados quando a criança estiver utilizando e transportando computadores portáteis: A criança deve ser alertada sobre a postura correta ao carregar o laptop, incluindo aqui o uso de uma mochila com alças duplas para carregar o computador para as aulas;
- Ensinar aos filhos habilidades de computação: Isto inclui ensinar às crianças a teclarem fazendo o mínimo de força e a usar atalhos do teclado para reduzir o uso do mouse;
- Ensinar às crianças a responderem adequadamente ao desconforto durante o uso do computador: Isto inclui a orientação por parte dos pais e professores de que pausas devem ser mais frequentes. Ao primeiro sinal de cansaço visual, a criança deve ser orientada a parar de usar a máquina.