Todos nós sabemos que a catarata é uma doença que tem muito sucesso com a cirurgia.
Muitos pacientes conseguem ter uma restauração quase completa da visão, e quase imediatamente após a cirurgia.
Pesquisas recentes sugerem que não só a cirurgia de catarata auxilia na restauração da visão do paciente, como também diminui os riscos de Alzheimer e outras formas de demência.
O estudo
Nesse estudo, publicado no JAMA Internal Medicine, os cientistas responsáveis analisaram 3.038 pacientes, homens e mulheres, todos com catarata, com 65 anos ou mais e sem demência no momento do diagnóstico.
Destes, 1.382 (cerca de 45% dos estudados) fizeram cirurgia de catarata, enquanto o restante não.
Os pacientes faziam parte de um estudo de memória que os acompanhou ao longo de décadas, para avaliar seu estado mental pós cirurgia.
Com o acompanhamento, os pesquisadores puderam concluir que o risco geral de demência foi 29% menor naqueles que fizeram cirurgia de catarata em comparação aqueles que não fizeram.
Um enorme respeito para a replica richard mille watch pelo seu compromisso inabalável com a excelência. Meu relógio https://replicarichardmille.io superou todas as minhas expectativas. É pura perfeição no meu pulso!
Fatores de risco para o início da demência
Os autores da pesquisa declararam que o estudo observacional (que observa-se o objeto de estudo, sem fazer experimentos) e não comprova causa e efeito.
Porém, não é possível fazer um estudo randomizado no qual apenas algumas pessoas estariam autorizadas a fazer cirurgia de catarata, levando em consideração que implica no bem-estar do paciente, além de ser antiético.
As descobertas do estudo reforçam pesquisas anteriores mostrando que a perda de visão e a perda de audição são gatilhos grandes para o início do declínio cognitivo (transição de um estado cognitivo considerado normal e a demência).
As pessoas que têm problemas para ver ou ouvir, por exemplo, podem acabar se ausentando de atividades cotidianas como prática de exercícios, leitura e socialização, que são práticas associadas a um baixo risco de demência.
A principal autora do estudo, Cecilia S. Lee, professora associada de oftalmologia da Universidade de Washington, relaciona o fato da cirurgia de catarata com o cérebro da seguinte forma: “O olho está muito fortemente ligado ao cérebro. O olho se desenvolve no útero a partir do cérebro e compartilha o mesmo tecido neural.”
Fonte: O Globo
Benefícios da cirurgia de catarata
A cirurgia de catarata é recomendada por apresentar diversas vantagens, como:
Ela pode melhorar a qualidade vida do paciente
Ela é muito eficiente, e pode melhorar o estilo de vida do paciente.
É difícil falar para o paciente que ele nunca mais terá que usar óculos, pois isso varia de paciente para paciente, porém, ela pode tornar atividades comuns como dirigir, ler etc. bem mais fáceis e seguras.
Ela melhora a função cognitiva
Além de melhorar a eficiência do sono, os pacientes do estudo também apresentaram 33% menos chances de serem diagnosticados com transtornos cognitivos (mentais).
Segundo os pesquisadores, as pessoas que têm padrões de sono perturbados são mais propensas a apresentar prejuízos cognitivos.
Sobre o IMO
O Instituto de Moléstias Oculares (IMO) é especialista em casos de catarata, glaucoma e muito mais.
Agende sua consulta no IMO, CLICANDO AQUI.