fbpx
Compartilhe:

Sabe-se há bastante tempo que os raios ultravioletas A e B podem provocar lesões na pele a curto, médio e longo prazo, mas pouco se fala a respeito das possíveis agressões aos olhos.

Com isso, o uso de óculos de sol é importantíssimo para preservar a saúde ocular e os possíveis problemas acarretados pelo raios UV.

Efeitos dos Raios UV na visão

Os Raios Ultravioletas do tipo A podem provocar lesões superficiais como o pterígio, que é uma membrana que cresce extensivamente no olho, e mais profundamente como a catarata e lesões na retina.

Pessoas que passam grande parte do tempo em ambientes com alta intensidade de raios ultravioleta, que trabalham ou exercem atividades recreativas ao ar livre, que se expõem a iluminação fluorescente por mais de 40 horas semanais, pacientes submetidos a cirurgias oculares como catarata e procedimentos de correção de vícios de refração, necessitam de proteção constante contra os raios ultravioleta.

Importância do uso de Óculos de Sol

Os óculos de sol possuem um fator de proteção solar (FPS) em sua composição, por isso protegem nossa visão de lesões ou doenças que podem ser causadas pela grande exposição aos raios solares, como a catarata, lesão na córnea, degeneração macular e em casos extremos até cegueira.

Além disso, os óculos de sol protegem nossos olhos de ventos que podem conter poluição, e isso pode evitar o surgimento da Síndrome do Olho Seco (SOS), uma doença comumente causada entre vários fatores, pela poluição. Protegendo nossos olhos das poluições da cidade, evitamos também conjuntivite.

O comprometimento da visão pode decorrer não somente de uma exposição crônica ao sol, mas também dos efeitos acumulativos de uma exposição “normal” aos raios UV sem a proteção adequada.

Óculos de Sol

Cuidados ao comprar seu Óculos de Sol

É importante lembrar que os óculos de sol somente são eficazes quando as lentes tiverem tratamento anti-ultravioleta e perfeitamente adaptadas a face do paciente.

Esse tratamento químico especial aplicado às lentes tem a capacidade de absorver os raios ultravioleta, filtrando sua passagem pelo olho. Uma vez absorvidos, eles são neutralizados e convertidos em energia, que é transferida para o ambiente a partir da superfície externa das lentes.

Por isso, diga não à pirataria!

Sabemos que comprar um bom óculos de sol é um investimento, porém é um investimento na sua saúde ocular que trará muitos benefícios à longo prazo.

Converse sempre com seu médico oftalmologista: ele é o profissional indicado para esclarecer todas as suas dúvidas, prescrevendo a sua necessidade de proteção ocular em função da cor de seus olhos e da exposição diária aos raios solares a que você está exposto(a).

Compartilhe:
WeCreativez WhatsApp Support
Preencha seus dados abaixo para falar com nossa equipe. Será um prazer atendê-lo!