Ano novo, vida nova!
Você já adotou essa fala tão popular que nos acompanha todo ano novo?
Se cuidar da sua saúde foi uma meta estabelecida para 2022, devemos mudar nossos hábitos em todas as áreas das nossas vidas. Apenas comer melhor e se exercitar não basta.
Sua saúde ocular merece toda a atenção e dedicação quanto sua pele, sua forma física, o quão alto seu colesterol está, e por aí vai.
Quer saber como mudar seus hábitos e cuidar da sua saúde ocular em 2022? Continue lendo que reunimos algumas dicas de ouro para te ajudar nessa missão.
Quais hábitos podem prejudicar a saúde ocular
Antes de apontarmos algumas dicas interessantes para melhorar sua saúde, é importante destacar alguns hábitos que podem prejudicar nossos olhos.
Os mais comuns e frequentemente realizados por todos, são:
O uso de colírios sem orientação médica
Poucos sabem, mas o colírio é um tipo de medicamento, e seu uso indevido pode causar doenças como o glaucoma e catarata, além de causar (ou agravar) infecções.
Coçar os olhos com muita força e com frequência
Pode causar a doença do ceratocone, além de infecções causadas pela sujeira dos nossos dedos entrando em contato com os olhos.
Comprar óculos de grau sem prescrição de médico oftalmologista
Pode fazer muito mal para os nossos olhos, além de causar muito desconforto para o usuário do mesmo.
Comprar óculos de sol que não possuem realmente a proteção UVA e UVB
Muitas vezes, compramos um óculos de sol bonito, mas que não possui nenhum tipo de proteção solar de fato, apenas a sua lente é mais escura.
Isso pode causar danos aos nossos olhos, pois não estão sendo protegidos do sol.
Dormir de lentes de contato
As lentes de contato diminuem a oxigenação da córnea, além de impedirem a devida lubrificação dos nossos olhos.
As lentes foram feitas para serem usadas por períodos menores de tempo, logo, dormir com elas pode causar problemas, como deixar os olhos vermelhos, causar visão turva e possivelmente até a doença do olho seco.
Hábitos que ajudam a garantir nossa saúde ocular
O básico já ajuda: ter bons hábitos de vida e saúde, controlando as doenças sistêmicas, como diabetes e hipertensão arterial, além de tratar doenças infecciosas nas fases iniciais para amenizar complicações.
Uma alimentação saudável e a prática frequente de exercícios físicos pode parecer difícil e até meio complicado, mas acredite que é a chave para a longevidade.
Um sono reparador e de qualidade também é importantíssimo.
Uma prática importante para garantir a boa lubrificação dos nossos olhos, é descansar a vista com frequência. A cada duas horas olhando para o computador, celular ou lendo um livro, é recomendado parar e descansar os olhos por 15 minutos, olhando para luz ambiente ou de olhos fechados mesmo.
Tentar piscar o máximo possível quando estiver no computador. Sim, é difícil lembrar de piscar, mais saiba que nossos olhos tendem a piscar muito menos quando estamos focados olhando para um equipamento eletrônico, o que impede a lubrificação devida dos olhos.
Durante a gravidez, prevenir doenças como a rubéola, sífilis, toxoplasmose, que, se diagnosticadas precocemente com um bom pré-natal. Isso pode prevenir a cegueira no recém-nascido.
O mais importante: realizar visitas periódicas com o médico oftalmologista.
Após os 40 anos, essas visitas se tornam ainda mais importantes, para o diagnóstico precoce do glaucoma, catarata e doenças da retina, como a retinopatia diabética e a DMRI (doença macular relacionada à idade).
Para crianças, recomenda-se iniciar as consultas a partir dos 3 anos de idade.
Para pessoas que possuem a vista perfeita, uma vez ao ano basta!
Para quem usa óculos de grau, de uma a duas vezes no ano.
Fonte: Prefeitura SP
Agende sua consulta no IMO
Vamos começar o ano cuidando de nós!
Agende sua consulta no Instituto de Moléstias Oculares agora mesmo e se previna, CLICANDO AQUI!